quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
A Tecnologia é uma Estratégia
TECNOLOGIA É UMA ESTRATÉGIA
Bento Duarte da Silva
O mundo que se apresenta exige o conhecimento e a utilização das diversas e distintas tecnologias e, as TIC são ferramentas que possibilitam a emissão e a recepção de qualquer tipo de informação contribuindo para a formação e estruturação da sociedade.
As tecnologias foram invadindo os espaços de forma a especificar e melhorar rapidamente o que já existia, promovendo assim o surgimento de novos atores e consequentemente novos processos de adquirir e repassar o saber e a aprendizagem.
Uma vez dizia-se: “a tecnologia faz a mudança”, porém se não houver reestruturação nos procedimentos adotados e não existirem pessoas competentes e qualificadas para tal, a tecnologia não tem valia.
Para que as tecnologias e a educação se unifiquem é necessário que se tenha em mente o que se busca com as TIC tanto em relação ao estudante como à própria escola e para tanto é necessário planejar.
Vivemos em uma sociedade que tudo muda, nós mudamos, mas a escola pouco tem mudado nos últimos tempos. Sentimos a necessidade que a escola precisa mudar e esta mudança precisa iniciar logo.
A tecnologia torna possível o acesso direto à informação, mas não é possível o acesso direto ao conhecimento. Passar de um conhecimento intuitivo para um conhecimento reflexivo em que o estudante seja capaz de organizar, associar e estabelecer relações com as informações não se alcança com a imediaticidade.
O sucesso da integração das TIC na escola depende de três fatores:
1. Deve estar integrada no projeto curricular:
2. Convergência entre o conhecimento pedagógico e o pensamento do professor:
3. Inserção numa política de renovação pedagógica na escola:
Esse fator requer tempo, calma e paciência para aprender a pensar e utilizar as informações adquiridas através das tecnologias em informações novas sujeitas a discussões, debates e interações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário