Os candidatos utilizam-se de varios etapas para construir a sua imagem, entre elas o processo mais utilizado é o relacional. É o processo do ser, que estabelece uma relação entre duas entidades. A intenção do político ao utilizá-lo é de identificar-se. Ele também usa muito esse processo para falar de si mesmo e de suas qualidades. "Meu nome é dignidade, honestidade, trabalho".
O processo mental é o processo do sentir. O político tem a intenção de falar das suas idéias, dos seus pensamentos, das suas crenças. Quando o político diz "você conhece a minha luta" ele quer se mostrar alguém que compartilha das mesmas idéias.
O processo verbal é o do dizer no sentido de solicitar, pedir. "Peço seu apoio para reivindicar projetos que gerem emprego, assistência à saúde e educação".
O processo comportamental, relacionado ao comportamento como o próprio nome diz, e o processo existencial, que está ligado ao existir, ao haver.
A 'construção da imagem do candidato' é mesmo o carro-chefe. “Outros tipos de mensagens, como a ‘pedagogia do voto’ e a ‘discussão de problemas sociais’, também podem ser incluídas na construção da imagem do candidato”, É possível constatar com isso que realmente a propaganda eleitoral gratuita tem se tornado mais um espaço de construção da imagem do que de debate de idéias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário