A palavra é o primeiro elemento transformador do mundo de que se vale o ser humano. A partir da palavra o homem passa a organizar e orientar-se por um todo significativo, organizando o real, dando-lhe significados, percepções e sensações ganham significados, a partir da palavra a forma ganha um sentido recebendo uma significação, um nome.
O ser humano tem uma consciência reflexiva, isto é, pode pensar em si próprio, pode tomar-se como objeto de seu pensamento, Pensamento este que se dá graças à palavra. De modo que a vida humana não é apenas vida (física), mas existência, ou seja, comporta um sentido.
Sendo assim, para que haja uma aprendizagem consistente é necessário que os conceitos (símbolos) a serem transmitidos estejam em conexão com as experiências dos indivíduos. Aprender não é decorar, mas um processo que mobiliza os significados, os símbolos, assim como as experiências e os símbolos a que eles se referem, pois se a significação estiver distante do aprendiz, as palavras deixam de ser símbolos representando conceitos, se tornando não mais que meros sinais.
O ser humano tem uma consciência reflexiva, isto é, pode pensar em si próprio, pode tomar-se como objeto de seu pensamento, Pensamento este que se dá graças à palavra. De modo que a vida humana não é apenas vida (física), mas existência, ou seja, comporta um sentido.
Sendo assim, para que haja uma aprendizagem consistente é necessário que os conceitos (símbolos) a serem transmitidos estejam em conexão com as experiências dos indivíduos. Aprender não é decorar, mas um processo que mobiliza os significados, os símbolos, assim como as experiências e os símbolos a que eles se referem, pois se a significação estiver distante do aprendiz, as palavras deixam de ser símbolos representando conceitos, se tornando não mais que meros sinais.
Glacilmara
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