quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A COMUNICAÇÃO E O ACESSO À INFORMAÇÃO

A comunicação e o acesso à informação


Num mundo totalmente dependente dos avanços da tecnologia, a informação corre mais depressa do que há uns anos atrás. Há pouco mais de um século, Thomas Edison, inventou a lâmpada, Henry Ford realizou o seu grande sonho que foi inventar o carro; no inicio do século XX, Albert Santos Dumont, realizou o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar, o 14 Bis, primeiro avião.

Nos anos 60, John Kennedy, Presidente dos Estados Unidos da América, realizou o sonho do primeiro homem pisar à lua. Outros homens como Edison (O Mago), Gran Bell, permitiram com as suas descobertas que a humanidade começasse a trocar informação em menor espaço de tempo, assim outras invenções como o telégrafo, o telefone, o gramofone, o cinema, a telefonia e mais tarde a televisão fizeram com que o mundo ficasse pequeno. As notícias, as novidades científicas, etc, estavam ao alcance de todos num menor lapso de tempo.Todos esses grandes nomes deram o pontapé para o avanço tecnológico, obtido neste último século e que continua de forma desenfreada.

Há bem pouco tempo o homem só contemplava a beleza do universo e hoje, o está conquistando, graças à persistência do Presidente kennedy e o sonho de Santos Dumont, transportando milhões de pessoas por esse mundo a fora; se Thomas Edison, que fez mais de 1000 tentativas para conseguir inventar a primeira lâmpada, pudesse ver, hoje, uma megalópoles iluminada com o resultado do seu trabalho de obstinado, ficaria pasmo, não menos ficaria Henry Ford, com a velocidade adquirida pelos carros atuais, seu conforto e sua alta-tecnologia.

A tecnologia é uma fonte inesgotável de descobertas, a cada dia vê algo novo.

Há uns dez anos atrás fui apresentada a um computador. O nosso relacionamento não foi muito duradouro nesse período, pois não sabia manusear a máquina, não tinha tempo disponível nem paciência para fazer cursos, assim o “namoro” não aconteceu. Dois anos mais tarde, devido à necessidade, à vontade de me aperfeiçoar, guardar materiais digitados, fotos e perceber o tempo que ganhava ao realizar uma atividade, por já ter escrito sobre o tema e que só precisava fazer algumas modificações e adaptações dependendo de cada turma.

Fiz o curso de informática básica,mas também aprendi algumas coisas manuseando o computador sozinha, apesar de um técnico ter precisado vir fazer “alguns consertos”, mas a vida não é só de acertos, as vezes com os erros a pessoa aprende muito mais.

Finalmente começou o “namoro” com a Internet, que continua até hoje, auxiliando-me na prática educativa, dando-me oportunidade para utilizar outras estratégias metodológicas na sala de aula, tudo isso através do curso Mídias na Educação, que possibilitou uma visão abrangente sobre o uso da tecnologia como um aliado no processo ensino aprendizagem, contribuindo dessa forma no meu aperfeiçoamento profissional, pois estou conectada a era tecnológica sabendo dos novos softwares educativos deixando meus alunos em dia, através do uso da informática na sala de aula, já na minha vida pessoal navego nos sites de busca, interajo com meus amigos no MSN, converso nas salas de bate-papo, atualizo meu blog, mando e recebo notícias através de e-mail, dentre outras possibilidades que a internet nos oferece.

Educar com qualidade implica em ter acesso e competência para organizar e gerenciar as atividades didáticas.

A aprendizagem corresponde desde situações simples como por exemplo, pedir ajuda ao atravessar a rua, até situações mais complexas como o conhecimento da leitura, de escrita, em síntese, o conhecimento científico trabalhado pela escola.

A aprendizagem é uma necessidade do ser humano, a qual ocorre independente da escola.

A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório conectado em rede para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico. Estas atividades se ampliam à distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet e se complementam com espaços e tempos de experimentação, de conhecimento da realidade, de inserção em ambientes profissionais e informais.

Assim a melhor maneira de aprender, é ensinando, pois se aprende com o outro. De nada adianta, o conhecimento, se você não é capaz de compartilhar. A vida ensinou-me a continuar a ensinar.


Autora: Glacilmara

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